Apresentação

      Contemplada com o Prêmio Funarte de Música Brasileira 2012, a pesquisa apresentada neste blog  reúne as principais reflexões produzidas ao longo dos últimos quinze anos em relação ao repertório fúnebre associado às praticas devocionais leigas do catolicismo popular do sertão do Cariri. Cumpre ressaltar que esta plataforma virtual constitui apenas um dos produtos desenvolvidos por ocasião da pesquisa, havendo sido produzidos o documentário fílmico “Canto de Sentinela”, o cordel “A Morte Seja Louvada”, o artigo “A morte seja louvada: vestígios do canto de sentinela”, além de um DVD etnográfico contendo uma expressiva quantidade de imagens fotográficas, vídeos e gravações musicais, essas últimas, em sua maioria, acompanhadas de transcrição textual e melódica.
Para facilitar a compreensão da proposta deste blog, começaremos dizendo o que ele não é. Esta opção é antes de tudo didática, pois como tangenciamos um tema bastante discutido por pesquisadores e jornalistas evitamos produzir uma falsa expectativa sobre o seu conteúdo. A região do Cariri e a cidade de Juazeiro do Norte foram, e ainda são, objetos de muitas pesquisas, sobretudo em razão dos acontecimentos religiosos havidos nessa região, discussões constantemente revigoradas por novas abordagens ou por novos episódios, que sobrevêm esclarecendo obscuridades ou fomentando novas controvérsias. O assunto tratado aqui, ainda que diretamente relacionado a aspectos da religiosidade popular caririense, enfoca uma componente específica desse universo religioso, a saber, o repertório musical, e, em particular, as músicas voltadas para o cultivo da penitência enquanto dispositivo essencial para a economia de salvação das almas.
Como será comentado numa postagem posterior, a provocação inicial para estudar o repertório dos benditos surgiu de um fato particular que comprovamos durante a pesquisa de campo que embasou a nossa dissertação de mestrado. Sob a acusação de serem agourentos e de fazerem recair sobre quem os escuta algum tipo de infortúnio, os benditos antigos passaram a ser rechaçados por parte da população de Juazeiro do Norte. A nossa investigação parte desse fenômeno de recepção musical, contemplando além da música e do contexto cultural, todo um léxico de sutilezas acústicas e corporais utilizadas durante a performance musical. Constituindo premissa dessa pesquisa, compreendemos que o estudo de um repertório musical religioso constitui-se num meio fecundo para adentrar a intimidade de uma experiência com o sagrado. De forma breve e direta poderíamos dizer que a nossa pesquisa consiste em analisar uma forma de cantar benditos penitenciais, repertório que condensa os principais preceitos devocionais que configuram a identidade religiosa penitente do sertão do Cariri.





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